Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BISSOTO, Maria Luísa y BEGNAMI, Maria Luiza Vechetin. A formação universitária como bem público. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.109-136. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180252382015109.
O Estado neo liberal traz consequências para a integridade das instituições sociais e as do ensino superior. Objetiva-se analisar uma consequência em especial: a corrosão da ideia de bem público, abarcando questões de justiça social e de equanimidade. Considera-se como a formação universitária é afetada por essa corrosão e o papel da Universidade na sua reconstrução. Metodologicamente, está fundamentada na perspectiva da ética do cuidado,no âmbito da Teoria Histórico-Cultural da Atividade.Tais bases teóricas favorecem a (re)interpretação epistemológica do fazer pedagógico universitário, propondo que a Universidade encontre sua razão de ser imiscuída nas questões essenciais do seu tempo.
Palabras clave : Teoria histórico-cultural da atividade; Educação universitária; Formação humanista.