Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
NUNEZ, Isauro Beltrán y RAMALHO, Betania Leite. Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.243-268. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180252382015243.
A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.
Palabras clave : Linguagem científica; Explicação científica; Educação química.