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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.53, n.39, pp.186-217. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180253392015186.
O estudo analisa a evolução psicogenética da escrita de crianças da escola pública do Rio Grande do Norte, tendo como referência as pesquisas de Emilia Ferreiro e colaboradores. A coleta de escritas foi embasada no Método de Indagação, adaptado do método clínico de Piaget. O corpus de pesquisa contém escritasintegrantes de uma coleção finita de produções, construída ao longo de 20 anos de pesquisa sobre a produção psicogenética de escritas dealfabetizandos.Nos resultados, destacam-se a caracterização e análise dos níveis de conceitualização da língua escrita, as hipóteses construídas e suasilustrações com as escritas produzidas pelos sujeitos da pesquisa.
Palabras clave : Estudos psicogenéticos; Escola pública.Rio Grande do Norte.