Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
MARTINS, Lisiê Marlene da Silveira Melo y SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual no ensino superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.251-274. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10165.
Este artigo constitui um recorte de pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar o processo educacional de uma aluna com deficiência visual - baixa visão no Ensino Superior, durante o seu primeiro semestre letivo, em um curso de engenharia da UFRN. A análise de sua trajetória acadêmica aponta que, embora o caso estudado faça parte de uma realidade em que há uma política institucional que contempla a temática da inclusão, ainda se faz necessário avançar nas questões relativas às práticas e mediação pedagógicas que atendam às especificidades de aprendizagem de discentes em tal condição de deficiência, assim como em relação à formação continuada dos docentes numa perspectiva inclusiva e ao estreitamento das relações intersetoriais quanto ao acompanhamento educacional a tais estudantes.
Palabras clave : Ensino superior; Educação inclusiva; Deficiência visual.