Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
MACEDO, Cláudia Roberto Soares de y NUNES, Débora Regina de Paula. Aprendizagem mediada na escolarização de educandos com autismo. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.135-160. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10956.
Um dos principais desafios encontrados no processo de escolarização de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no contexto da escola regular, é a identificação de práticas pedagógicas eficazes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma prática interventiva denominada Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), implementada por uma professora, no desempenho acadêmico e social de um aluno com TEA matriculado em uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. Um delineamento de pesquisa quase experimental intrassujeito indicou aumento na frequência de ocorrência de comportamentos mediadores da professora e avanços no desempenho acadêmico e social do aluno após a implementação da EAM.
Palabras clave : Transtorno do Espectro do Autismo; Mediação pedagógica; Inclusão educacional.