Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
ANNOCQUE, François; LEMOINE, Véronique y LAGO, Ana Cristina Castro do. Dispositivos digitais em educação: o que dizem professores e estudantes franceses e brasileiros. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.12-40. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11803.
Este artigo visa comunicar acerca da multiplicidade de discursos utilizados por estudantes e professores no contexto dos cursos de formação de professores desenvolvidos a partir dos dispositivos digitais. Para tanto, foi realizada uma análise comparativa das metodologias mobilizadas em três investigações localizadas em diferentes contextos geográficos (estudos franceses, franco-alemães e brasileiros). A partir dos próprios dispositivos metodológicos de cada investigação (entrevistas com professores, questionário on line junto aos estudantes, aos rastros de atividades de estudantes em fóruns on line) e os marcos conceituais singulares emprestados para a compreensão sobre a aprendizagem, a aprendizagem profissional, a pedagogia e as teorias da enunciação, observamos que os discursos refletem, por um lado, a evolução da profissionalização de docentes e futuros docentes, a conversão da formação profissional em um ‘percurso’ formativo; e, de outra parte, a relação dialética entre as práticas instrumentais e as representações digitais da relação de ensino e aprendizagem nos estudantes.
Palabras clave : Discursos dos atores; Dispositivos digitais; Práticas educativas.