Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
VALE, Rosiney Aparecida Lopes do y SANTOS, Gabriel Gustavo dos. Racismo na educação escolar: discursos que ferem. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18289. Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18289.
Este artigo tem por objetivo problematizar e refletir acerca do sujeito negro e a sua relação com o saber escolar. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, pretendemos discutir sobre o modo como o negro é representado nas mídias e ambientes escolares e o impacto dessas representações na forma como ele enxerga a sua condição e, consequentemente, no modo como se relaciona com o saber escolar. Para tanto, escolhemos, como ponto de partida, o texto literário Lembrança das lições (1996), do autor negro Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, para servir como elemento deflagrador dessa problemática, já que esse texto literário materializa para a ficção os dramas comumente vivenciados pela população negra nas escolas. No decorrer de nossa investigação pudemos constatar que muitos discursos, com ampla difusão em diversas mídias e no próprio âmbito escolar, podem propiciar a perpetuação do racismo de cor, de modo que suas consequências na vida de um sujeito negro podem ser, e geralmente são, como exposto no texto supracitado, devastadoras.
Palabras clave : Educação; Linguagem; Racismo; Sujeito negro.