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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
GIUSTI, Bruna Lima Ramos y VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18921. Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18921.
O texto analisa um caderno de normalista elaborado na década de 1950, junto do estudo de um manual pedagógico de referência na formação de professores, com vistas a abordar o saber profissional do professor que ensina matemática. A questão norteadora é dada por: Que apropriações são realizadas dos manuais, que referenciam cursos de formação, incorporadas no texto do caderno de normalista, de modo a constituírem elementos de um saber profissional do professor para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares? Na análise, utilizam-se fundamentos teórico-metodológicos integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como referências vindas da História Cultural. São mobilizadas categorias como matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados apontam para elementos do saber profissional do professor que ensina matemática, presentes no caderno, e que estão ligados a uma pedagogia da matemática, entendida como conjunto de orientações amplas aos professores. A partir dessa formação, o futuro docente, em sua prática pedagógica, deveria elaborar saberes para aplicá-los aos conteúdos de ensino da aritmética.
Palabras clave : Saber profissional; Matemática a ensinar; Matemática para ensinar; Escola Normal.