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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
LOPES, Wiama de Jesus Freitas y CABRAL NETO, Antônio. Políticas educacionais na América Latina: uma reflexão sobre as suas diretrizes. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21017. Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21017.
Este artigo reflete sobre as definições das políticas educacionais no contexto da América Latina e suas imbricações nos processos de superação de projetos de poder no continente. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas a revisão bibliográfica sobre o tema e análise documental. Os principais resultados deste trabalho são decorrentes da proposição de que as políticas educacionais na América Latina estão imbricadas aos ideais de Estado, do grupo político investido do poder que comumente encontra-se em favor das forças para as quais operam. Estabelecer uma condensação de forças a partir do seio do Estado, sem políticas de conciliação de classes, é um desafio para sínteses em uma integrada América Latina, sob o foco de consolidação contínua da democracia e de projetos de desenvolvimento humano, políticos, culturais e econômicos.
Palabras clave : Democracia; América Latina; Desigualdade; Politicos educacionais.