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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
SILVA, Élido Santiago da y SILVA, Gilmar Pereira da. Desdobramentos da Teoria do Capital Humano: a assimilação do discurso empreendedor e empregabilidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21192. Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21192.
O presente texto tem por objetivo compreender as noções de empreendedorismo e empregabilidade como desdobramentos da Teoria do Capital Humano. Para tal, analisou-se as falas de entrevistas com 12 jovens concluintes do ensino médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Parnaíba, por meio de um corpus teórico crítico (MACHADO, 1998; PIRES, 2005; RAMOS, 2002) à Teoria do Capital Humano de Schultz (1973). Como resultado, percebeu-se que as noções de empreendedorismo e empregabilidade constituem o vocabulário dos alunos pesquisados. As manifestações se dão com a reprodução de elementos que reforçam o investimento individual como processo de diferenciação positiva às exigências do mercado. Com efeito, tal reprodução colabora com o processo de fragmentação da identidade dos jovens da classe trabalhadora. Por outro lado, percebeu-se a negação dessas noções, derivadas da Teoria do Capital Humano. A resistência está vinculada à construção de relações sociais que desvelam as formas de exploração empreendidas pelo modo de produção capitalista.
Palabras clave : Teoria do Capital Humano; Empreendedorismo; Empregabilidade; Unidade de classe.