Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
VASCONCELOS, Clenya Ruth Alves y XIMENES-ROCHA, Solange Helena. Estado do conhecimento: comunidades colaborativas de aprendizagem docente no período de 2016 a 2021. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e30820. Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id30820.
Neste trabalho de natureza bibliográfica, do tipo “estado do conhecimento” nos propomos a analisar o que revela o mapeamento das produções acadêmicas sobre comunidades colaborativas de aprendizagem docente na formação de professores no período de 2016 a 2021. A investigação elegeu 25 pesquisas (16 dissertações e 9 teses). Usamos como fonte de pesquisa os descritores “Desenvolvimento Profissional Docente em Grupos Colaborativos” e “Desenvolvimento Profissional Docente em Comunidades Colaborativas” no banco de dados da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultado, observa-se que as comunidades colaborativas qualificam a formação docente. Emerge como um novo problema a ser investigado, a dimensão da formação inicial dos cursos de formação de professores no interior dessas comunidades. A maioria dos estudos na área foca-se no âmbito continuado da formação docente. O principal desafio enfrentado por muitos pesquisadores da área é instituir uma postura investigativa nas comunidades de colaboração de aprendizagem docente.
Palabras clave : Desenvolvimento profissional docente; Grupos colaborativos; Formação docente; Estado do conhecimento..