Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
RIBEIRO, Cynara Teixeira y ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão. A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação: discussão acerca dos indicadores “inserção social” e “internacionalização” a partir de publicações na área. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-31410. Epub 05-Dic-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id31410.
O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.
Palabras clave : Psicologia da educação; Inserção social; Internacionalização; ANPEd.