Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
SOARES, José Francisco; MARTINS, Maria Inês y ASSUNCAO, Cibele Noronha Behrens. Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MG. Est. Aval. Educ. [online]. 1998, n.17, pp.61-72. ISSN 0103-6831.
Os autores comprovam, empiricamente, através desse artigo, que os alunos admitidos na PUC-MG, em 1995, têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos, aplicado pelo MEC, não podem ser usados para comparar instituições de ensino, como a divulgação dos resultados sugere.
Palabras clave : Avaliação Institucional; TRI; UFMG; PUC-MG; Cursos; Avaliação da Aprendizagem; Estatística; Exame Nacional de Cursos.