Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
NOBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria y THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.05-16. ISSN 0103-6831.
Este trabalho revela uma preocupação com o modo de entender e encaminhar o processo de produção científica, pelo estudante/pesquisador, com relação à elaboração do estado da questão sobre seu tema, objeto de investigação. Discute domínios que o estudante/pesquisador deve alcançar para a elaboração do estado da questão, assinala caminhos para a construção dessa etapa do processo de pesquisa e destaca as implicações epistemológicas deste processo. Os subsídios metodológicos para a abordagem destas reflexões são oriundos de debates e discussões em disciplinas e seminários de metodologia de pesquisa, sessões de orientação de monografias, dissertações e teses.
Palabras clave : Estado da questão; estado da arte; revisão de literatura; formação do pesquisador.