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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
BERBEL, Neusi Aparecida Navas; OLIVEIRA, Cláudia Chueire De y VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.135-158. ISSN 0103-6831.
Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.
Palabras clave : Avaliação Da Aprendizagem; Práticas Avaliativas Positivas; Ensino Superior; Metodologia Da Problematização.