Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
ARAUJO, Zilda Rossi y ALVARENGA, Georfravia Montoza. Portfólio: uma alternativa para o gerenciamento das situações de ensino e aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.187-210. ISSN 0103-6831.
Este artigo é resultado de estudos e pesquisas realizados em um curso superior de formação de professores de uma instituição pública do Paraná. Buscou-se conhecer e compreender a utilização do portfólio como ferramenta para monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, fez-se o acompanhamento sistemático da aplicação da ferramenta de avaliação. O estudo configurou-se numa perspectiva qualitativa e foi desenvolvido com base nos dados coletados dos portfólios dos alunos que, após analisados, permitiram compreender o impacto das atividades propostas e a eficácia das práticas avaliativas inovadoras.
Palabras clave : Portfólio; Ensino; Aprendizagem; Avaliação Qualitativa; Cotidiano Escolar.