Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
ROSA-SILVA, Patrícia De Oliveira y LORENCINI JUNIOR, Álvaro. Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.38, pp.111-136. ISSN 0103-6831.
Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.
Palabras clave : Ensino De Ciências; Formação Continuada; Avaliação Escolar; Reflexão Sobre A Prática.