Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
PUNHAGUI, Giovana Chimentâo y SOUZA, Nadia Aparecida de. Avaliar para aprender: a construção de uma realidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.209-231. ISSN 0103-6831.
O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.
Palabras clave : Trabalho Docente; Avaliação Formativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores.