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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
LIMA, Juliana de Melo y LEAL, Telma Ferraz. Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.304-333. ISSN 0103-6831.
O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.
Palabras clave : Avaliação Formativa; Aprendizagem; Língua Portuguesa; Didática.