Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
CALDERON, Adolfo Ignacio y MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.264-293. ISSN 0103-6831. https://doi.org/10.18222/eae266203022.
Este artigo aborda a literatura acadêmico-científica sobre as boas práticas escolares numa perspectiva panorâmica, enfocando a produção científica no espaço ibero-americano. Trata-se de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento, resultante de rigoroso levantamento bibliográfico, em que se identificam concepções subjacentes, tendências e principais abordagens na literatura estudada. Constata-se, no contexto luso-brasileiro, a tendência de uma discussão politizada e questionadora dos referenciais ideológicos subjacentes às boas práticas escolares, ao passo que, no contexto espanhol, predomina uma comunidade científica que, desde um ponto de vista sistêmico, estuda as boas práticas sob o prisma da construção de uma escola eficaz.
Palabras clave : Levantamento Bibliográfico; Boas Práticas Escolares; Escolas Eficazes; Produção Acadêmica Ibero-americana.