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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BERNARDES, Joelma dos Santos  y  ROTHEN, José Carlos. Comissão Própria de Avaliação: dois lados de uma mesma moeda. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.420-446. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202966.

Este artigo, que apresenta um estudo de caso realizado na Universidade Federal de São Carlos, tem a intenção de analisar e compreender se a auto avaliação institucional desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação se aproxima da perspectiva regulatória ou da emancipatória. Para tal, a pesquisa documental e o levantamento bibliográfico foram utilizados neste trabalho. Concluiu-se que o processo de avaliação institucional demanda tempo, gera trabalho, conflito e nem toda a comunidade acadêmica percebe a importância desse tipo de avaliação para a gestão institucional. A Comissão mostrou ter dificuldade em discutir os resultados da avaliação institucional com a comunidade em virtude do pouco tempo estabelecido pela regulamentação, de forma que a auto avaliação institucional desenvolvida pela universidade aproxima-se, em alguns momentos da avaliação regulatória e, em outros, da avaliação emancipatória.

Palabras clave : Autoavaliação; Avaliação Institucional; Comissão Própria de Avaliação, Universidade Federal de São Carlos.

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