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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim y GABRIEL, Carmen Teresa. Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.160-186. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3416.
O objetivo deste artigo é explorar as ambivalências forjadas no processo de produção de significados sobre o Saerjinho - avaliação oficial que compõe o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro - por parte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e de docentes da rede. A abordagem de informações e documentos oficiais sobre a referida avaliação e de entrevistas com professores se inscreve em uma postura epistêmica discursiva que opera na pauta pós-fundacional que permite entender o processo de significação como um ato político. A análise apontou que há disputas entre os três agentes destacados para a produção de sentidos sobre o Saerjinho, e que os significantes avaliação interna, avaliação externa e avaliação diagnóstica têm suas fronteiras borradas de acordo com os interesses políticos envolvidos.
Palabras clave : Avaliação da Educação; Discurso; Saerjinho; Políticas Educacionais.