SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Evaluación de la educación infantil em Australia: contribuciones para BrasilDatos ausentes en evaluaciones educacionales: comparación de métodos de tratamiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ARAUJO, Sara Barros  y  ANTUNES, Ana Pereira. Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.134-154. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4365.

O presente estudo visa analisar processos de avaliação da aprendizagem profissional na formação prática, considerando o perfil específico de desempenho docente na educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório em que participaram estudantes que frequentaram a componente de estágio de um mestrado de natureza profissionalizante em contexto português. Os dados foram recolhidos através de um instrumento de avaliação composto por 25 dimensões organizadas em quatro domínios (Observação, Planificação, Ação e Reflexão), aplicado em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. Os resultados evidenciaram evolução positiva e estatisticamente significativa em 21 das 25 dimensões analisadas, entre os dois momentos de avaliação. Os dados permitem retirar ilações acerca de percursos de aprendizagem de competências profissionais e das potencialidades de uma abordagem autêntica e coparticipada na avaliação da formação prática e na compreensão endógena dos processos formativos.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento Profissional; Estágio Supervisionado; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )