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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
QUEIROZ, Rodrigo Nascimento de y CONSOLO, Douglas Altamiro. O efeito retroativo de um exame de proficiência para professores. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.832-857. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4547.
O presente artigo aborda questões relativas ao efeito retroativo em torno da experiência durante a aplicação do Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE). O debate está ancorado nos seguintes princípios: a) a avaliação no ensino e aprendizagem de línguas; b) a proficiência linguístico-comunicativo- -pedagógica (PLCP) de professores de línguas; e c) as experiências materializadas como efeitos retroativos na prática avaliativa. A abordagem qualitativa auxilia na interpretação das narrativas de dois professores de Língua Inglesa (LI). A análise interpretativa dos aspectos discursivos indica que os impactos possibilitam o resgate da consciência reflexiva inter-relacionada com as memórias da formação profissional, assim tornando a experiência concreta e válida para o processo de socialização dos conhecimentos específicos do contexto pedagógico de professores de LI.
Palabras clave : Formação de Professores; Língua Inglesa; Proficiência Linguístico-Comunicativo-Pedagógica; Exame de Proficiência.