Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
COSTA, CARLA BARROSO DA y PROTTIS, MARCELLA LAUREANO. ASPECTOS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: ANÁLISES EXPLORATÓRIAS DO PISA 2015. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.338-360. Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.6033.
O presente artigo analisa a associação existente entre diferentes variáveis da profissão docente: o engajamento profissional afetivo dos docentes, a satisfação no trabalho, as interações com colegas e direção da escola, a percepção sobre as condições de trabalho e o desejo de tornar-se professor. Para isso, utilizam-se as respostas dos docentes de Português (N = 1.346) e de Matemática (N = 816) ao questionário do professor aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa 2015). O estudo revela quão importantes são as interações estabelecidas na escola e a percepção positiva dos docentes em relação à carreira para a satisfação no trabalho e o engajamento profissional. Os resultados contribuem para o processo de discussão sobre as políticas de valorização do docente.
Palabras clave : PRÁTICA DOCENTE; VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR; PISA; REGRESSÃO LINEAR.