Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
MARQUES, Felipe César; CAMARA, Marcia Regina Gabardo Da y CARVALHO, Sergio Carlos De. Eficiência das instituições de ensino superior públicas e privadas em administração. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.910-936. Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5990.
O objetivo do estudo é avaliar a eficiência das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação ao seu potencial de agregar conhecimento acadêmico aos alunos de Administração em 2012 e 2015. Para tanto, o trabalho divide-se em duas etapas: na primeira, aplica-se a técnica de regressão múltipla para o controle dos fatores pessoais dos alunos; e, na segunda, utiliza-se a decomposição da análise envoltória de dados em dois componentes - um relativo ao desempenho do aluno e outro relacionado à eficiência das IES. Os resultados indicam que as IES públicas apresentam desempenho superior, tanto do ponto de vista dos alunos quanto das instituições. Ainda assim, IES privadas apresentam potencial para a redução das disparidades. Observa-se também aumento de produtividade entre os anos avaliados, para ambos os tipos de instituição.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; ENSINO PARTICULAR; ENSINO PÚBLICO.