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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
RODRIGUES, LUCI MARI APARECIDA; MOREIRA, KATIA DENISE y MARTINS, CIBELE BARSALINI. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.287-317. Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383.
Esta pesquisa identifica estratégias de um Programa de Pós-Graduação em Administração de uma universidade federal para atender ao Sistema de Avaliação da Pós-graduação no Brasil. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas com integrantes da gestão do Programa no quadriênio de avaliação 2013-2016. A partir da elucidação das estratégias vigentes, descreveu-se a dimensão teórica da gestão estratégica que contemplou as ações que materializaram o processo de sua formação e implementação. Constatou-se fragilidades quanto aos indicadores Corpo Docente e Inserção Social e predominância de estratégias deliberadas, indicando o caráter coercitivo da avaliação sobre a gestão estratégica do Programa. Concluiu--se que uma revisão do processo estratégico, em diálogo com os agentes sociais que compõem o Programa, poderá colaborar para melhores resultados no sistema de avaliação.
Palabras clave : DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; EDUCAÇÃO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO.