Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
ISABEL, MIGUEL BOA; SANTOS, LUCÍOLA LICÍNIO y FERENC, ALVANIZE VALENTE FERNANDES. A FACE OCULTA DA AVALIAÇÃO EM ANGOLA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.446-471. Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6816.
O objetivo deste artigo é analisar e compreender as práticas presentes nos processos da avaliação da aprendizagem em Angola. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de duas escolas secundárias da província de Cabinda. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas, observações e análise de documentos. A pesquisa evidencia que, apesar de os professores adotarem conceitos mais contemporâneos sobre avaliação, predominam na prática cotidiana as avaliações somativas em que as provas são também utilizadas como forma de controle da disciplina. Os dados mostram a permanência, nas escolas pesquisadas, de práticas de avaliação que envolvem a troca de notas por dinheiro, embora, por diferentes razões, essas práticas estejam diminuindo.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ANGOLA; AVALIAÇÃO SOMATIVA.