Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SILVA, JEANNY MEIRY SOMBRA y ALMEIDA, LAURINDA RAMALHO DE. AVALIAÇÃO E POLÍTICAS DE RESULTADOS: CONDICIONANTES DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.651-673. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624.
Este artigo traz recortes de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi conhecer e analisar as práticas formativas empregadas por coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os sujeitos participantes foram 402 coordenadores dos ensinos fundamental e médio e foram utilizados como procedimentos metodológicos os métodos mistos (survey, observação e entrevista narrativa), que permitiram combinar olhares quantitativos e qualitativos à pesquisa. Dentre outros aspectos, o estudo revelou que as demandas políticas para alcance de metas e resultados das avaliações exercem influência na atuação do coordenador pedagógico na escola e condicionam as ações de formação docente.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; POLÍTICA EDUCACIONAL; COORDENADOR PEDAGÓGICO; FORMAÇÃO DOCENTE.