Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
AMORIM, GABRIEL BRITO y FINARD, KYRIA REBECA. UMA MATRIZ DE (AUTO)AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.699-722. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7381.
O estudo apresenta uma proposta de matriz de (auto)avaliação do processo de internacionalização de instituições de ensino superior, pilotada em uma universidade federal brasileira. A matriz engloba 86 indicadores, distribuídos nos três pilares da universidade, a saber, nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão, analisadas em relação às categorias Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa, sugerindo três possíveis classificações: Internacionalizada, Engajada e Emergente. Os resultados da análise da matriz sugerem que ela representa uma contribuição relevante para a (auto)avaliação das instituições de ensino superior brasileiras como um instrumento unificado pertinente de (auto)avaliação da internacionalização.
Palabras clave : INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AUTOAVALIAÇÃO.