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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
LOUZADA, VIRGÍNIA; AMANCIO, CRISTIANE y ROSSATO, BRUNO. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A GESTÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À COVID-19. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08247. Epub 11-Dic-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8247.
Este ensaio discute os processos de avaliação numa perspectiva da gestão democrática e participativa com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Buscou-se compreender como as concepções presentes nos discursos e fazeres docentes traduzem-se em práticas pedagógicas que possibilitem experiências significativas às crianças menores de seis anos. Para tanto, utilizou-se a avaliação institucional como caminho formativo para que as docentes e os gestores pudessem refletir sobre suas ações naquele contexto, gerando a qualificação das práticas. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento na instituição e evidenciam a potência da avaliação para a formação continuada de professores.
Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; GESTÃO DEMOCRÁTICA.