Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
IRALA, VALESCA BRASIL y MENA, LIZIANE PADILHA. AVALIAÇÃO DISCENTE NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07107. Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7107.
Neste artigo, buscamos diagnosticar as formas de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e questões relacionadas e identificar possíveis indícios de inovações avaliativas emergentes em um campus de uma universidade pública do Sul do Brasil no âmbito de cursos de engenharias e licenciaturas na perspectiva de docentes. Assim, por meio da análise de planos de ensino semestrais e entrevistas com 11 docentes da instituição, com base na abordagem qualitativa, os resultados indicam que a prova ainda é descrita como o instrumento de maior peso entre os demais. Também, observamos a busca constante dos docentes por formas inovadoras de avaliar, concluindo que as mudanças são possíveis e necessárias no campo da avaliação discente, de forma que esta pesquisa mostra o início de um percurso de novas percepções.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; INOVAÇÃO EDUCACIONAL; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.