Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SANTOS, JULIANO VILMAR; PLACIDO, REGINALDO LEANDRO y SOBRINHO, SIDINEI. COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO 9º ANO SOBRE A PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07492. Epub 01-Sep-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7492.
Este artigo tem como objetivo compreender a função da Prova Brasil de língua portuguesa, sob a ótica dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Os dados são oriundos de uma pesquisa qualitativa concluída no mestrado em educação em 2017, realizada por meio de entrevistas coletivas com estudantes de uma escola do Médio Vale do Itajaí. Os aportes teóricos dialogam com a teoria enunciativa do círculo de Bakhtin. Os resultados indicam que, para os sujeitos investigados, a Prova Brasil tem como papel o controle das escolas, centrando-se no “ensinar certo”, atrelando a qualidade da educação aos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EXTERNA; PROVA BRASIL; LÍNGUA PORTUGUESA..