Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES; SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE y SANTOS, WAGNER DOS. CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM ESTUDOS SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09103. Epub 22-Sep-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.9103.
Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando os descritores “Data Envelopment Analysis” AND “School Effectiveness” para investigar como a Análise Envoltória de Dados tem sido empregada em estudos sobre eficácia escolar. Foram selecionados dez artigos, mediante buscas nas bases de dados Scopus e Web of Science, entre 2010 e 2019. Como resultados, observaram-se a predominância da abordagem VRS output-oriented e a opção pela realização de procedimentos em dois estágios, que utilizam técnicas de regressão para complementar os resultados obtidos. Ademais, não houve uma conclusão equânime acerca dos fatores de maior influência no desempenho das unidades, o que pode ser reflexo da diversidade de realidades, culturas e populações investigadas nos estudos mapeados.
Palabras clave : ANÁLISE DOS DADOS; EFICÁCIA DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO..