SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EN LA EDUCACIÓN ESTADUAL DE CEARÁ, PERNAMBUCO Y PARAÍBA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BERNARDINI, RAFAEL; KANG, THOMAS H.; WINK JUNIOR, MARCOS VINÍCIO  y  MELLO, FERNANDO EFFORI DE. ÍNDICE DE NECESSIDADE DE CRECHES PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, 2018-2020. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08675.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8675_en.

Este artigo tem como objetivo apresentar o Índice de Necessidade de Creches (INC) para municípios brasileiros entre 2018 e 2020. O INC é construído de acordo com critérios de priorização de atendimento, que englobam as crianças residentes em zonas urbanas pertencentes a famílias: pobres; monoparentais; e com mãe ou principal cuidador(a) economicamente ativo(a). A análise de 2018 mostrou que, nas regiões Norte e Nordeste, municípios com altos índices no componente de pobreza do INC foram mais prevalentes, enquanto monoparentalidade e mercado de trabalho tiveram maior importância nas demais regiões. Além disso, os maiores diferenciais entre INC e taxa de matrícula em creches foram encontrados, principalmente, no Norte e Nordeste em 2018.

Palabras clave : ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS; NECESSIDADES EDUCACIONAIS; OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )