SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Transversalidade de gênero e políticas sociais no orçamento do estado de Mato GrossoMulheres cientistas: aspectos da vida e obra de Khäte Schwarz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CARLOTO, Cássia Maria  y  MARIANO, Silvana Aparecida. No meio do caminho entre o privado e o público: um debate sobre o papel das mulheres na política de assistência social. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.02, pp.451-471. ISSN 1806-9584.

Este trabalho se propõe a fazer algumas reflexões sobre a relação entre o público e o privado no contexto da operacionalização da política de assistência social, tendo por foco a família e o papel atribuído às mulheres. Há muito se vem criticando o papel instrumental das famílias e das mulheres dentro destas, no desenho das políticas de proteção social, com destaque para os programas de transferência de renda no âmbito da assistência. Com base em pesquisas1 por nós desenvolvidas nesse âmbito, nossas reflexões são desenvolvidas tendo por eixos a família como locus da política social, com destaque para as políticas de combate à pobreza no âmbito da assistência social; as mulheres; e a mediação entre família e a política de assistência social no contexto do Sistema Único de Assistência Social.

Palabras clave : Público e Privado; Mulher; Família e Política Social; Política de Assistência Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )