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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
KIPNIS, Bernardo y BAREICHA, Paulo Sérgio. Avaliação de cursos e gestão do ensino de graduação em universidades: um estudo de tendência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.09, pp.365-376. ISSN 0104-4036.
O presente trabalho coloca em debate a questão da avaliação institucional de universidades, a partir da perspectiva da avaliação dos cursos de graduação. Partindo como referencia conceitual, do documento básico do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), aponta para duas metodologias de levantamento de informações para a tomada de decisão, tendo como suposto a sua complementaridade. Uma, apoiada em questionários, capta as percepções de atores no processo; a outra, baseada em dados quantitativos retirados diretamente do sistema informatizado da instituição, serve para a composição de indicadores. Argumenta-se que estudos de tendência de variáveis / indicadores, entre outras possibilidades, podem ser relevantes na constituição de um quadro de conhecimento sobre o ensino de graduação. Ao final, propõe-se uma agenda para outros tipos de estudos.