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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
GOMES, Vera Lúcia Trindade. Atuação do psicólogo escolar: teoria, prática e compromisso social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.09, pp.457-464. ISSN 0104-4036.
Objetivou a pesquisa a atuação do psicólogo escolar, considerando o desafio do referido profissional de contribuir com a instituição escolar dentro dos recursos teórico-metodológicos que possui, colocando-se efetivamente a serviço de sua clientela. Foram realizados três estudos visando analisar a atuação profissional deste psicólogo: uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura nacional e estrangeira sobre o trabalho do psicólogo na educação; uma pesquisa de campo sobre a percepção que tem a equipe de profissionais de educação sobre este profissional e um estudo comparativo dos resultados dos dois estudos anteriores. Os resultados demonstraram que a literatura internacional aponta para o psicólogo escolar uma ação ampla, integrada com a comunidade onde está inserida sua clientela, abrangendo atividades de diagnóstico, intervenção, avaliação e pesquisa a partir de uma sólida formação teórica. Por outro lado, as equipes escolares propuseram para o psicólogo escolar, ações de caráter imediatista sem considerar muitas vezes, a origem dos problemas em pauta. Há um impasse entre teoria e prática. No plano teórico foi feito o rompimento com as formas conservadoras e insuficientes para lidar com a dinâmica escolar mas no plano prático o psicólogo ainda possui para trabalhar uma bagagem de conhecimentos que não o instrumentaliza satisfatoriamente. Desta forma, é necessário rever a Universidade para que ela possa preparar recursos humanos que efetivamente atendam às necessidades do meio escolar.