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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de y PONTIN, Marta Maria Darsie. O diário reflexivo, avaliação e investigação didática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.21, pp.447-462. ISSN 0104-4036.
Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuição do diário reflexivo na avaliação da prática docente e na melhoria do trabalho didático. Na primeira parte discute o papel da avaliação no diagnóstico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correção de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diário reflexivo foi usado com professoras das séries iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciência das suas concepções e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudanças em seu trabalho docente. Na terceira parte são analisados trechos do diário de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepções de avaliação e as mudanças nas suas práticas. São também apresentados trechos de diários e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuição na avaliação e na reorganização do ensino.
Palabras clave : Avaliação; Professor Reflexivo; Diário Reflexivo; Formação Continuada do Professor.