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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
ELLIOT, Lígia Gomes. Critérios de julgamento: chave para a avaliação da aprendizagem. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.129-142. ISSN 0104-4036.
A elaboração e o uso de critérios para auxiliar alunos e professores no julgamento de atividades integradoras de ensino-avaliação é o tema principal deste artigo. Essas atividades, baseadas em teorias contemporâneas de aprendizagem e cognição, valorizam tanto o processo de construção realizado pelo aluno em resposta a solicitações ou propostas feitas em classe, quanto os produtos por ele obtidos. Necessitam, pois, de instrumentos adequados para sua apreciação, que diferem dos mais usados tradicionalmente. Alguns exemplos apresentados podem servir de inspiração aos interessados no assunto que desejam modernizar sua metodologia de avaliação e usar procedimentos alternativos.
Palabras clave : Critérios de Julgamento; Avaliação da Aprendizagem.