Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
SEOANE, Viviana. La Intitución Universidad desde las representaciones docentes: una aproximación a su caracterización. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.143-164. ISSN 0104-4036.
O presente artigo tem por objetivo explorar os discursos dos acadêmicos a fim de recuperar suas representações a respeito da universidade. Em particular, as representações acerca do vínculo entre universidade e sociedade e as novas políticas que, na atualidade, estão estabelecendo critérios de diferenciação interna. O estudo se concentra no cruzamento entre os discursos dos entrevistados e a história da constituição da carreira a que pertencem. Uma história que não é estranha à história política da Argentina nas últimas décadas. A análise dos discursos dos acadêmicos da universidade permite encontrar linhas de continuidade que atravessam tanto a disciplina como a carreira que desempenham como docentes e pesquisadores.
Palabras clave : Acadêmicos; Discursos; Representações; Cultura; Políticas da Universidade.