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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
MUTIM, Avelar Luiz Bastos y FREITAS, Kátia Siqueira de. Relação entre a gestão participativa e o desempenho escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.33, pp.490-508. ISSN 0104-4036.
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a relação entre diferentes estilos de gestão e o desempenho na prática diária de duas escolas públicas municipais de Salvador, BA. As escolas guardam semelhanças e diferenças com relação à infra-estrutura, localização e características dos vários segmentos das comunidades escolar e local. Ambas vivenciam diferentes processos de aproximação com as comunidades escolar e local no enfrentamento aos desafios cotidianos e na melhoria da qualidade de seus processos e serviços. A pesquisa utilizou a abordagem estudo de caso e combinou aportes qualitativos e quantitativos, privilegiando o qualitativo. Os resultados demonstram a existência de uma relação direta e positiva entre a forma de como ocorre o processo de gestão nos âmbitos administrativo, financeiro e pedagógico das duas escolas e os respectivos desempenhos escolares. Mas alerta que só a gestão democrática não basta.
Palabras clave : Gestão Escolar; Gestão Participativa; Avaliação Escolar; Fatores de Desempenho.