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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
FERNANDES, Verônica Soares y NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. Estudo avaliativo sobre os egressos do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Ceará, no Período de 1996 a 1998. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.545-558. ISSN 0104-4036.
Este trabalho avalia os efeitos do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Ceará junto aos egressos dos cursos sobre Gestão Empresarial no período de 1996 a 1998. Para essa avaliação, foram utilizados o conceito de efetividade e o referencial de Scriven sobre avaliação, que considera os aspectos meritórios de um programa. Além da pesquisa documental e bibliográfica, foi realizada uma pesquisa descritiva, embasada no estudo de caso junto a 60 egressos do Programa, de onde foram coletados dados utilizando a entrevista estruturada por telefone. Esses indicadores foram analisados à luz da estatística descritiva. As conclusões revelam que os efeitos do Programa são percebidos de forma diferenciada pelos treinandos, de acordo com seu grau de escolaridade e experiência do mercado de trabalho. De um modo geral, ficou evidenciado que o curso em estudo é válido, contribuindo em muito na relação com o trabalho dos egressos. No entanto, as condições em que são desenvolvidos os cursos precisam de maior atenção por parte das entidades executoras, incluindo-se aí uma melhor divulgação e seleção dos participantes dentro do perfil e resultados esperados no curso, melhor seleção dos cursos de acordo com uma demanda real, e maior preocupação com o pós-curso e com a educação em outros níveis, para que não se reproduza o que geralmente ocorre nos demais cursos. São exatamente estes fatores que farão diferença no estabelecimento de políticas públicas.
Palabras clave : Avaliação; Programa Social; Programa Estadual de Qualificação Profissional.