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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
CORTELAZZO, Ângelo Luiz. Utilização do ENEM pelas universidades estaduais paulistas: abordagem quantitativa da abrangência do exame e desempenho dos egressos de escolas públicas e privadas de ensino médio. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.210-221. ISSN 0104-4036.
Este estudo apresenta os dados relativos ao grande aumento no número de inscritos no ENEM em São Paulo, decorrente da decisão de aproveitamento do resultado desse exame nos principais concursos vestibulares do Estado. Faz ainda uma análise comparativa do desempenho dos egressos de escolas da rede pública e da rede particular de ensino nos processos seletivos, com ênfase no praticado pela Unicamp. Finalmente faz uma série de considerações referentes ao Exame e à sua utilização pelas Instituições de Ensino Superior, muitas vezes sem um instrumento adequado para a seleção de seus futuros alunos.
Palabras clave : Avaliação; ENEM; Ensino Médio; Processo Seletivo; Escola Pública e Privada; Vestibulares.