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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
SOUZA, Maria Naires Alves de y MONTEIRO, André Jalles. Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.611-630. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300004.
Nos tempos atuais, vivencia-se uma revolução da tecnologia, da comunicação e da informação. Essa revolução tem afetado, além de outras esferas da vida social, a educação, as instituições de ensino superior e a prática docente. Os sistemas de informação manipulam dados e geram informações a partir do uso de suas tecnologias. Os docentes são os profissionais que têm maior aproximação com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funções, transitarem pelo universo da informação, transmitirem informação, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informação e comunicação com seus discentes. Com este estudo, objetiva-se investigar alguns dos usos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) pelos docentes de graduação da UFC, mediante uma análise desse uso entre as diversas unidades acadêmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituição. Conforme verificado, o sistema SIGAA tem apresentado crescimento gradual de uso por parte dos docentes de graduação da UFC a cada semestre, porém sua utilização ainda não é plena. Algumas unidades acadêmicas destacam-se no uso do sistema como: FEAAC, CT e CCA.
Palabras clave : Sistemas de informação; Tecnologia da informação e comunicação; Sistema integrado de gestão acadêmica.