Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; DONOSO-DIAZ, Sebastián; ARAYA, Daniel Reyes y ITURRIETA, Tomás Neira. A gestão de centros de educação infantil na região do Maule (Chile): visões da prática educacional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.881-903. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702009.
Há mais de duas décadas, o Chile promove importantes iniciativas de maior abrangência e qualidade da educação infantil, que exigem - para sua sustentabilidade - reforçar os processos de gestão dos centros educacionais, problema que não tem antecedentes sistemáticos. Em resposta a essa situação, buscamos identificar os obstáculos que diretores e educadores de escolas de berçário consideram como os mais importantes, a fim de propor políticas para sua melhoria. Nesse contexto, o estudo foi desenvolvido (exploratório-qualitativo), a partir de um questionário de resposta aberta. Os resultados identificam os principais problemas que requerem atenção imediata, a fim de contribuir para o maior impacto das iniciativas indicadas.
Palabras clave : Educação infantil; Gestão educacional; Política educacional; Ustentabilidade; Chile.