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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
MELLO, Sidney Luiz de Matos; LUDOLF, Nicholas Van Erven; QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonçalves y MEIRINO, Marcelo Jasmim. Inovação na era digital: novo mercado de trabalho e mudanças educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.66-87. Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702511.
A era digital chama nossa atenção para os avanços industriais, mudanças no mercado de trabalho e no sistema educacional. Este estudo investiga tais fatores, por meio de indicadores analíticos como desempenho da força de trabalho, educação e inovação no Brasil no contexto mundial. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, que permite refletir sobre a relação entre a força de trabalho e a educação tecnológica para mão de obra qualificada. O banco de dados utilizado incluiu dados documentais da literatura e dados de pesquisas censitárias no Brasil e no exterior. Os dados indicam que o Brasil está significativamente atrasado na indústria digital, capital humano e pesquisa; atrás de todos os outros BRICS em termos de desempenho em inovação. Cerca de 11 milhões de pessoas com idades entre 15 e 29 anos não estão trabalhando e não estão matriculadas em ensino médio, ensino superior, curso técnico ou qualificação profissional. O número de alunos de 15 a 19 anos que frequentam cursos técnicos ainda é de cerca de 9%. A rede de institutos técnicos nacionais é essencial para a recomposição rápida de mão de obra qualificada em conexão com a indústria. A economia brasileira precisa crescer, fortalecendo a indústria digital e a pesquisa. As políticas públicas são orientadas para a educação técnica ligada à indústria e ao sucesso da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0.
Palabras clave : Transformação digital; Força de trabalho; Educação tecnológica; BRICS.