Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
GOMES, Cândido Alberto. Escola de qualidade para todos revisitada: desfolhando as camadas da cebola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.843-862. Epub 24-Sep-2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802958.
Este trabalho reformula e atualiza artigo anterior, publicado por esta Revista, buscando captar a complexidade dos sistemas educacionais em seus diversos componentes. As pesquisas e ensaios foram identificados em várias bases de dados e em busca manual, com foco na Educação Básica, no período de 2016 em diante. Uma vez selecionados e analisados, fundamentaram este texto. O princípio orientador é o direito humano à Educação, pautado pela sua universalidade e igualdade. Com a metáfora da cebola, os resultados formam um percurso do contexto até aos grupos de colegas nas escolas. A proposta é a de uma visão alternativa à do insumo-produto, capaz, segundo a expectativa, de captar mais a complexidade da Educação. Seguem-se a exposição e análise das investigações, privilegiando-se, sempre que adequado, os seus efeitos no êxito do estudante.
Palabras clave : Educação Básica; Êxito escolar; Administração educacional; Sociologia da Educação; Sociologia da escola.