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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.35-50. Epub 13-Ene-2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802992.
O presente artigo traz uma análise teórica sobre a formação inicial docente e suas relações com o currículo. Busca-se, a partir dos argumentos levantados, configurar uma concepção de qualidade na escola e na formação docente, analisando a formação inicial de modo abrangente, para que se evitem parcialidades e fracionamentos. Como conclusões, aponta-se que essa formação não pode ser vista apenas como uma atividade prática, baseada na racionalidade instrumental, mas como atividade intelectual, pautada pelo exercício consciente da crítica e por uma postura humanista.
Palabras clave : Formação de professores; Currículo; Humanismo.