Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMAO, Ana Margarida Veiga; FERREIRA, Paula da Costa y PAULINO, Paula. Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.669-690. Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747.
Este estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho.
Palabras clave : Estudantes Universitários; Narrativas; Insucesso; Estratégias.